Parte I
Primeiramente vamos conhecer o modo lídio: O modo lídio pode ser conseguido tocando uma escala maior(jônio) com o IV grau 1/2 tom acima(#4). A nota característica desse modo é justamente a #4.
EX-1 Vamos usar como exemplo uma escala de C jônio.
C D E F G A B
Aumentando o IV grau 1/2 tom (#4), teremos a escala de C lídio.
I II III #IV V VI VII
C D E F# G A B
Curiosidade: Na antiguidade, este intervalo(T #4) foi considerado profano, digno de condenação aquele que se atrevesse a utiliza-lo. Em contrapartida, hoje ele vem sendo utilizado amplamente por muita gente, como o saudoso Frank Zappa, Joe Satriani e Steve Vai, entre outros.
Agora vamos localizar o modo lídio no campo harmônico maior:
Por este motivo, escrevi duas sequencias de acordes: uma definindo o A como jônio, e outra como lídio. Note que estão sedo usados os acordes dos respectivos campos harmônicos, com a unica diferença de que todos eles estão com o baixo em A.
Lembrando o modo lídio e o IV grau do campo harmônico maior, A lídio esta contido no campo harmônico maior de E. Vamos conferir:
I II III IV V VI V II
E7+ F#m G#m A7+ B7 C#m7 D#m7(b5)
Jônio dórico frígio lídio mixolídio eólio lócrio
Pensando no A como jônio – Campo harmônico maior de A:
I II III IV V VI V II
A7+ Bm C#m D7+ E7 F#m7 G#m7(b5)
Jônio dórico frígio lídio mixolídio eólio lócrio
Como estudar: Se possível grave ou sequencie o baixo pedal em A, como esta escrito no ex.3 abaixo . Depois , execute as sequências de acordes escritas nos exercícios 4 e 5(experimente outros acordes do campo harmônico também). Depois execute as escalas de A jônio e de A lídio , procurando assimilar a sonoridade de cada uma delas.
EX-3 Exemplo de um baixo pedal em A.
Centro tonal: A jônio.
Parte II
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