11 de junho de 2014

RELÍQUIA! REVISTA SOBRE MODO LÍDIO, COM JUNINHO AFRAM!

 Esta matéria foi extraída da revista Cover Guitarra, edição de novembro de 1999. A explicação do Juninho foi dividida em duas partes, contando com vários exemplos e ilustrações para o material. Apesar do tempo, o conteúdo continua tão atual quanto o da época!



Parte I

 E ai , galera? Beleza? Nesta edição, estaremos começando um novo assunto: O modo lídio. Estaremos estudando suas características e utilizações."Aproveitando o barco", estarei passando, nas próximas edições, a música “Your Eyes II”, do Oficina G3, justamente porque esta música foi feita sob um "conceito lídio", que vai servir como exemplo para o nosso estudo(E também atendendo aos pedidos dos nossos fiéis leitores). Chega de papo e mãos a obra!


 Primeiramente vamos conhecer o modo lídio: O modo lídio pode ser conseguido tocando uma escala maior(jônio) com o IV grau 1/2 tom acima(#4). A nota característica desse modo é justamente a #4.

EX-1 Vamos usar como exemplo uma escala de C jônio.


I    II     III   IV      V    VI     VII
C   D    E     F       G     A       B

 Aumentando o IV grau 1/2 tom (#4), teremos a escala de C lídio.

I    II     III   #IV V    VI     VII
C   D    E    F# G       A        B

 Curiosidade: Na antiguidade, este intervalo(T #4) foi considerado profano, digno de condenação aquele que se atrevesse a utiliza-lo. Em contrapartida, hoje ele vem sendo utilizado amplamente por muita gente, como o saudoso Frank Zappa, Joe Satriani e Steve Vai, entre outros.

 Agora vamos localizar o modo lídio no campo harmônico maior:

EX-2 Vamos tomar como exemplo o campo harmônico maior de C.


 Como exercício para vocês assimilarem a sonoridade do modo lídio, vamos pegar um baixo continuo em A, chamado baixo pedal(Ex. 3 abaixo). Como só vai haver um baixo em A, ele não vai estar definido se este A é maior ou menor. Quem vai definir isto somos nós, o que pode ser de maneira melódica ou harmônica.

 Por este motivo, escrevi duas sequencias de acordes: uma definindo o A como jônio, e outra como lídio. Note que estão sedo usados os acordes dos respectivos campos harmônicos, com a unica diferença de que todos eles estão com o baixo em A.

 Lembrando o modo lídio e o IV grau do campo harmônico maior, A lídio esta contido no campo harmônico maior de E. Vamos conferir:

I                  II                III         IV               V             VI                  V II
E7+          F#m         G#m       A7+           B7          C#m7        D#m7(b5)
Jônio       dórico        frígio       lídio       mixolídio        eólio             lócrio

 Pensando no A como jônio – Campo harmônico maior de A:

I                  II               III         IV               V             VI                  V II
A7+          Bm          C#m          D7+           E7          F#m7        G#m7(b5)
Jônio         dórico     frígio         lídio         mixolídio      eólio            lócrio

 Como estudar: Se possível grave ou sequencie o baixo pedal em A, como esta escrito no ex.3 abaixo . Depois , execute as sequências de acordes escritas nos exercícios 4 e 5(experimente outros acordes do campo harmônico também). Depois execute as escalas de A jônio e de A lídio , procurando assimilar a sonoridade de cada uma delas.


EX-3 Exemplo de um baixo pedal em A.


EX-4 Centro tonal: A lídio(E Jônio).

 Centro tonal: A jônio.



EX-5 Centro tonal: A jônio.


Parte II

Clique na img pra ampliar


 Esta publicação foi retirada do site Turma da Bléia. A edição, correção e reorganização desse conteúdo foi inteiramente feita pela equipe da Guitar Pro Oficina G3.